Quando era menina , de 5 ou 6 anos minha nona me ensinou a fazer tricô para os irmãos recem nascidos e primos.Fazia sapatinhos babador, casaquinhos mas nunca me ensinou a fazer gorrinhos nem a meias de tricô com quatro agulhas. Foi nosso vizinho italiano, ferreiro quem lhe fez 5 agulhas de ferro lixado para ela faze-las.Ficavam perfeitas.Ensinou-me também a fazer crochê;Lindas toalhinhas, de varios modelos.Aprendi, também com ela, a fazer em toalhas de saco de trigo, belos desenhos de ponto trançado, dando nós nas bordas desfiadas.Há que se pensar que estávamos em plena segunda guerra mundial, e a carência era muito grande.So se comprava alimento,com um cartão.Cada um tinha direito a uma pequena cota. comprada com o cartão.Ainda fiz algumas blusas com mangas raglan na adolescência. Foram minhas ulyimas pecas em trico.
Passei a dar aulas no primário, depois fiz faculdade , curso de Pedagogia, fui orientadora pedagógica do VOCACIONAL um ginásio experimental publício. Entrei como pesquisadora no INPE, para um Projeto de Educação via satelite. Fui para os USA e fiz um Curso de Tecnologia Educacional por 4 meses ,Casada fui com meu marido para Clevland OHIO onde morei por 3 anos. e fiz mestrado.Voltando ao Brasil, saimos do INPE, pois nossos projetos estavam findos, e fomos para a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS, onde fomos professores. durante um certo tempo.Aposentada hoje aos 80 anos pela Federal do Rio de Janeiro, a pedido de minhas sobrinhas que estavam gravidas , fiz sapatinhos para as bebes . O ano passado fiz meias de lã, para idosas e este ano a pedido novamente, voltei a me entusiasmar por trico e crochet e estou fazendo gorrinhos para os bebes , gorros para adolescentes e adultos da familia. Esse blog sera para colocar minha evolução na construção desses agasalhos...
Ai já havia feito algumas que considerava bonitinas.
Regina, minha sobrinha e afilhada, pediu que eu fizesse algumas para sua filhinha Madalena, algumas com carinha de bichinhos, e mandou algumas fotos.
Edu meu afilhado sugeriu que eu fizesse tocas atuais como a de star wars, pokemont .Essas eu fiz para as Criancas , adolescente e adultos
Madalena ganhou o segundo.






Nenhum comentário:
Postar um comentário